XXV Encontro Nacional da ABQTIC reúne o setor coureiro em Ribeirão Preto

Por: Ednardo Artencio – Diretor de Publicações ABQTIC (28/11/2025)

O XXV Encontro Nacional da ABQTIC, realizado em 15 de novembro de 2025, em Ribeirão Preto (SP), tornou-se um marco para o setor coureiro brasileiro. Dezenas de participantes elogiaram o local escolhido, considerado perfeito pela estrutura, conforto e pela excelente alimentação oferecida, fatores que contribuíram para uma experiência completa e acolhedora.

O evento se destacou pelo conteúdo técnico de alto nível. A programação contou com palestras essenciais para o futuro dos curtumes: a Units apresentou “Soluções Sustentáveis no Caleiro/Curtimento: Eficiência e Performance” com Guilherme Felipe Dhein e Jonathan Buttenbender; a Brasfibra trouxe “Aplicação do Couro Bovino para Fabricação de Colágeno” com Giovanny Colombarolli; a Smit abordou “Gotas de Diferença 2030” com Lucas Arias; a Mindhive apresentou “Classificação de couros em larga escala com inteligência artificial” com Jardel Vieira e Marco Antônio Ostroski; a JBS expôs “Responsible Tannery Chemistry (RTC)” com Vivian Dinamarco; o SENAI-RS destacou “Monitoramento de Substâncias Restritas” com Luana Maria Fröhlich; a GSC trouxe “Desenvolvimento na fabricação de Sintans e estudo Bisphenol (S)” com Riccardo Pasquale; e a Química Carioca encerrou com “ESG: Um Compromisso com o Futuro” com Ernani Pohren.

Durante o evento, também foi lançada a edição 277 da Revista do Couro, que apresenta o artigo “Caracterização de taninos naturais e sintéticos: presença de bisfenol A, bisfenol F e bisfenol S”, escrito por Daniela Caracciolo, Coordenadora Técnico-Científica do Departamento de Tecnologias Ambientais da SSIP (Stazione Sperimentale per l’Industria delle Pelli e delle Materie Concianti). A edição gerou grande interesse por abordar um tema atual e crucial para a sustentabilidade e conformidade química no setor.

Empresas importantes do setor coureiro estiveram presentes, e foram amplamente elogiadas por seu comprometimento. Também merece destaque a dedicação dos profissionais que custearam por conta própria sua viagem e hospedagem, reconhecendo a importância do encontro para seu aprimoramento técnico. O evento foi marcado por reencontros emocionantes e encontros inéditos entre pessoas que só se conheciam por telefone, fortalecendo laços entre diferentes gerações de curtidores.

As vice-presidências da ABQTIC tiveram papel de destaque e serão fortalecidas na próxima gestão. O atual presidente, Nilton da Rosa, encerra seu mandato deixando um legado de modernização e avanços na gestão da entidade. Na assembleia, foram eleitos Diego Utzig (presidente) e Ramon Dela Torres (vice-presidente) para a gestão 2026–2027, que assumem com o compromisso de continuidade e ainda mais inovação.

O cerimonial foi conduzido por Ednardo Artencio e Cristine Gayeski, e o evento marcou também o lançamento do novo vídeo institucional da ABQTIC, já disponível no canal da entidade no YouTube.

O encontro contou com apoio dos patrocinadores:
Ouro: Units, JBS, Smit, Mindhive, GSC e Química Carioca.
Prata: TFL, Decision, CICB, Prime Chemical, Getti, Bravo/Alpa, Corium, Dowell, Eurocolor, RBT e Fimec.
Bronze: LS/Trumpler, Buckman, LF Química e Quimifinish.

O XXV Encontro Nacional reafirmou o compromisso da ABQTIC com o conhecimento, a união e o fortalecimento do setor coureiro brasileiro.

Fotos e arte desta matéria por Martin Elias Konrad – Designer Gráfico ABQTIC

Acesse também as fotos registradas gentilmente pelo fotógrafo Luiz Vieira da Tecnomoda através do link:

https://drive.google.com/drive/folders/1EQuoCn_DWdglKRIArabQ5MTUuTkyGE4I?usp=drive_link

Por: Ednardo Artencio – Diretor de Publicações ABQTIC