UNIC e Cotance à Comissão Europeia: “Retirar o couro da EUDR”

Uma reunião estratégica no Parlamento Europeu para solicitar à Comissão que exclua o couro bovino do EUDR (Regulamento Europeu de Dispositivos de Consumo).

No dia 8 de abril, a Itália e a UNIC – Curtumes Italianos, em reunião facilitada pela Cotance (sigla que representa as associações nacionais de curtumes em Bruxelas), apresentaram à UE as reivindicações da cadeia, que considera a regulamentação contra o desmatamento um fardo indevido, uma vez que o material não é um fator determinante do desmatamento. “O couro e as peles devem ser excluídos do Anexo I do EUDR não porque sejamos contra a proteção das florestas”, comentou o eurodeputado Dario Nardella, organizador do encontro, “mas porque uma boa legislação deve visar os verdadeiros responsáveis ​​pelo desmatamento, e não aqueles que transformam resíduos em um material circular e durável”.

O presidente da Cotance, Manuel Ríos, participou da delegação setorial. Estava acompanhado pelo presidente da UNIC, Fabrizio Nuti e pelo vice-presidente, Piero Rosati, juntamente com os conselheiros Roberto Lupi, Michele Matteoli e Marco Blasio, bem como por Francesco Matelli, presidente da Câmara Arbitral do Couro. Dado que a exclusão do couro bovino do EUDR é uma questão urgente não só para a cadeia europeia, mas também para as globais, representantes do corpo diplomático em Bruxelas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Vietnam também estiveram presentes na reunião.

A Comissão Europeia e a Direção Geral Ambiente puderam, portanto, ouvir em primeira mão a apresentação de Luca Marrucci, da Escola Superior Sant’Anna de Pisa, um dos autores do estudo que demonstra cientificamente que o couro bovino não é um fator determinante do desmatamento. Em seguida, representantes de associações empresariais e diplomatas expressaram preocupação com uma regulamentação extremamente difícil de ser cumprida pelas PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos) e que simplesmente ameaça desviar as rotas comerciais atualmente direcionadas para a Europa para outros continentes. “O Ato Delegado chegará nas próximas semanas”, conclui Nardella. “Quis iniciar esta discussão agora, com a Comissão presente, porque é nesse momento que as decisões devem ser tomadas.”

Fonte: La Conceria (www.laconceria.it) Tradução: ABQTIC