O couro tem baixo impacto, alto desempenho e tem papel fundamental na sustentabilidade
O centro de inovação Fashion for Good, com sede em Amsterdam, lançou uma nova iniciativa que visa tornar a cadeia de abastecimento de calçados mais circular.
O instituto destacou que, com milhões de pares produzidos todos os anos e as taxas de reciclagem ainda baixas, existe uma necessidade urgente de acelerar a inovação na sustentabilidade do calçado. Neste ponto reitera que o material mais sustentável para o calçado continua sendo o couro, que pode desempenhar um papel fundamental na busca da circularidade.
Fashion for Good procura trabalhar com as marcas mais importantes para identificar materiais sustentáveis, estabelecer a rastreabilidade, despertar definições para design circular e melhorar a gestão do fim de vida do calçado.
Sigrid Buehrle, vice-presidente sênior de operações de produtos da Adidas, uma das empresas envolvidas, disse esperar que esta iniciativa ajude as marcas e fabricantes de calçados a identificar uma gama mais ampla de materiais que tenham baixo impacto no meio ambiente, atendam aos requisitos de desempenho e também sejam escaláveis. “Atualmente, existe um portfólio limitado desses materiais. Esperamos que esta iniciativa ajude a superar alguns destes obstáculos”.
Quanto ao fato de que milhões de peles não curtidas são desperdiçadas todos os anos, dado o aumento do consumo de carne bovina, a consultora de sustentabilidade Veronica Bates Kassatly afirmou: “O material para calçado mais sustentável e acessível atualmente é o couro de baixa qualidade. Não há comparação”.
Se mais marcas de calçados optarem por utilizar couro dessas peles acessíveis, evitarão o desperdício de grandes quantidades de matéria-prima útil que, caso contrário será descartada.
Significaria também que seriam utilizados menos substitutos sintéticos, que são problemáticos para o ambiente e dificultam a resolução do problema do calçado em fim de vida.
Fonte: Leatherbiz / CueroAmérica Traduzido por ABQTIC