Northampton fecha o Instituto de Tecnologias Criativas do Couro

Muitas despesas para poucos inscritos. A Universidade de Northampton decidiu: vai fechar o Institute for Creative Leather Technologies (ICLT). Ou seja, o Instituto de Pesquisa e Negócios de Tecnologias Criativas do Couro. O ano letivo 2024/25 será o último. A Universidade estabelecerá um plano de proteção para os alunos já matriculados. Há quatro anos, investiu 5,5 milhões de libras nas novas instalações.

O ICLT é um centro de pesquisa e formação altamente conceituado no setor do couro, especialmente no Norte da Europa. Oferece (ou melhor: oferecia) cursos de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração ou profissionalizantes, além de um programa de pesquisa com impacto em diversos setores. Devido aos custos elevados, à redução das receitas e ao declínio das matrículas (também devido ao Brexit), a Universidade de Northampton teve de considerar a conveniência econômica do instituto: no início do ano anunciou que tomaria uma decisão sobre o seu futuro. E a decisão chegou.

“Os custos do ensino e o declínio do número de estudantes já não podem justificar subsídios por outras áreas da universidade, especialmente quando todo o setor está em dificuldades financeiras” são as palavras de Anne-Marie Kilday, vice-reitora da Universidade de Northampton. A universidade disse que seus cursos de moda e calçados “permanecerão ativos e se adaptarão” a quaisquer mudanças na oferta de couro.

Fonte: La Conceria (www.laconceria.it)

Traduzido por ABQTIC