JBS investe US$ 2,5 bilhões em carnes na Nigéria
A gigante global de processamento de carne JBS investe US$ 2,5 bilhões na Nigéria para construir seis fábricas.
O acordo com o governo nigeriano representa um passo significativo para o futuro da cadeia de abastecimento do couro. Porém, a iniciativa da JBS não representa apenas uma conquista, mas sim uma oportunidade estratégica para o país africano: recuperar a pele e desenvolver uma forte cadeia de abastecimento local.
As plantas serão destinadas para carnes de aves, bovinos e suínos. A chegada da JBS apoia potencialmente a Nigéria na criação de uma indústria que já não se concentra apenas na exportação de produtos in natura ou semielaborados. Na verdade, de subproduto da indústria alimentar, o couro tornar-se-ia num recurso precioso para a economia de um país em rápido crescimento. Os números mostram que, até 2050 a população nigeriana atingirá os 400 milhões de habitantes, com um PIB que ronda atualmente os 363,82 bilhões de dólares. Além disso, a recuperação do couro poderia permitir à Nigéria conquistar novas fatias de mercado. A expansão da produção promovida pelo plano da JBS, entre outras coisas, não só aumenta a disponibilidade de proteínas para o consumo interno, mas reduz o déficit comercial, reduzindo a necessidade de importação de carne processada e aumentando o emprego local.
“Nossa experiência nas regiões onde atuamos demonstra que o desenvolvimento de uma cadeia produtiva sustentável de alimentos cria um ciclo virtuoso de progresso socioeconômico, principalmente para as populações vulneráveis”, enfatiza Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS. A recuperação do couro como recurso responde também à crescente procura de práticas sustentáveis num contexto global onde a gestão de resíduos e a reutilização de recursos são questões relevantes. A aplicação destas práticas na Nigéria poderia não somente reduzir o impacto ambiental da indústria alimentar, mas também contribuir para reforçar as capacidades de produção locais.
Fonte: La Conceria (www.laconceria.it) Imagem da web site JBS