JBS Couros rastreia 8 mil fornecedores (e visa 12 mil)

Até o momento, JBS Couros rastreia 8 mil fornecedores no Brasil.

A divisão de couros da gigante de carnes atingiu a marca no dia 30 de janeiro graças ao programa JBS Green Offices, que permite a regularização socioambiental das empresas agrícolas que compõem a cadeia de valor (47% destas são de pequeno porte). O objetivo da JBS Couros agora é fechar 2024 atingindo 12 mil fornecedores regularizados, no marco da responsabilidade socioambiental e das exigências das regulamentações internacionais (como a europeia) de combate ao desmatamento.

Para ajudar os fornecedores a cumprir as exigências socioambientais, a JBS Couros inaugurou 19 Escritórios Verdes (Green Offices) em 2021 em frigoríficos de todo o país, mas com foco especial nos biomas Amazônia e Cerrado. “O programa é uma extensão da Plataforma Pecuária Transparente (Transparent Livestock Farming Platform) – explica nota da empresa -. Oferece assistência técnica gratuita aos pecuaristas para alcançar a conformidade socioambiental da cadeia de fornecimento e a regularização ambiental de suas propriedades”. Dos 19 Escritórios Verdes, a JBS Couros realizou 9.000 auditorias em produtores rurais em 2023 (22 mil desde o início do projeto) e 4 mil regularizações.

JBS Couros espera chegar a 12 mil regularizações até 2024. Para atingir 100% de rastreabilidade (a empresa conta com 78 mil fornecedores), porém, o compromisso é para o final de 2025. Todo fornecedor que não cumpra as normas da multinacional até essa data será excluído da cadeia de abastecimento. Para agregar maior qualidade no serviço de suporte aos fornecedores, a empresa lançou o projeto Green Offices 2.0: “Ofereceremos ferramentas que permitirão aos produtores o acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, finaliza o diretor de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liegi Correia.

Fonte: La Conceria (www.laconceria.it)

Traduzido por ABQTIC