ECHA pede desculpas por erro no infográfico

A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) pediu desculpas por um erro num infográfico que atribui atributos cancerígenos a artigos de couro e calçado devido ao cromo VI.

A Cotance e a Confederação Europeia do Calçado (CEC) contataram a agência no dia 15 de março numa carta onde denunciaram o infográfico e as publicações nas redes sociais sobre o tema.

As organizações destacaram que o infográfico deu a impressão de que aquele couro contém automaticamente cromo VI, e que essa presença pode causar câncer, incutindo preocupação injusta nos consumidores.

ECHA respondeu em 9 de abril, dizendo: “Nós [ECHA] pedimos desculpa por este erro e corrigimos a infografia, assim que a nossa atenção foi chamada, no intuito de refletir a situação real. Também removemos a postagem no LinkedIn mencionada em sua carta.”

Carmen Arias, Secretária Geral do CEC, disse em resposta: “Foi positivo que a ECHA tenha corrigido, mas lamentamos que não tenham captado totalmente a nossa preocupação; eles administraram a questão como um simples ‘erro editorial’. Acreditamos que o dano causado à reputação e ao apelo da cadeia de valor do couro precisaria de algo mais”.

As organizações afirmaram que esperam novas ações da ECHA para corrigir a questão, incluindo a execução de uma retificação formal para reparar as consequências não intencionais das suas ações.