Desmatamento na UE: o lote será rastreado, não a pele individualmente

Um avanço na ordem da razoabilidade em relação ao EUDR, também conhecido como Regulamento Antidesmatamento da UE.

Uma adaptação adequada a um regulamento que “estabelece objetivos que os curtidores italianos (e não somente eles) partilham plenamente”, mas que, ao mesmo tempo, ameaça o setor couro italiano. Perante este alarme e a ação transversal a vários níveis, Bruxelas recebeu uma solicitação da Cotance, também apoiada pela UNIC – Curtumes Italianos. Ou seja: será rastreado o lote e não a pele individualmente.

Como a UNIC informa numa nota, “algumas atualizações importantes surgiram durante a última reunião da plataforma multilateral da Comissão Europeia sobre EUDR”. Plataforma na qual “participa a confederação europeia Cotance que representa o setor”. Entre estas “atualizações importantes” está aquela que talvez seja a mais sensível, mas também necessária e adequada. “Em resposta a uma questão específica colocada pela Cotance”, durante a reunião, Bruxelas “comunicou verbalmente que a rastreabilidade, no caso das peles, pode ser feita por lotes”. Tendo-se em conta o contexto do EUDR, as suas premissas e as possíveis consequências negativamente perturbadoras que teria desencadeado é, sem dúvida – se não uma boa notícia – um passo à frente.

A UNIC informa também que “a Comissão planeia publicar as orientações oficiais antes de julho, a fim de informar corretamente a declaração de Due Diligence”. Além disso, Bruxelas “informou que está trabalhando para apresentar o mais rapidamente possível o sistema de benchmarking de risco país”. Isto é uma garantia, visto que “antes de piorar o status de um país, haverá precedentemente um diálogo entre governos”.

Todas as novidades e perspectivas do EUDR serão protagonistas de um encontro que acontecerá no dia 28 de maio em Arzignano. Título: “Regulamentação do Desmatamento: o estado da arte – Requisitos, procedimentos, relacionamento com fornecedores e clientes, controles”. A organização será do Distrito Vêneto do Couro em colaboração com UNIC – Curtumes Italianos e com o patrocínio da Confindustria Vicenza – Seção Curtumes. O encontro é aberto a todas as empresas interessadas no tema, mas faz-se necessária a inscrição até 21 de maio. Fonte: La Conceria (www.laconceria.it)