Cotmarsh Tannery: o micro curtume nascido de pequena pecuária

Os planos para construir o Curtume Cotmarsh estão prestes a se tornar realidade.

Já foi iniciada a construção do imóvel que abrigará o micro curtume para couros ao vegetal de Wiltshare, a duas hora de automóvel do centro de Londres. O proprietário, James Allen, visitou Lineapelle e alguns curtumes italianos especializados em curtimento ao vegetal, antes de iniciar o negócio. A atividade foi instituída como uma organização sem fins lucrativos.

Em 2023, James Allen e sua esposa Katie compraram a Great Cotmarsh Farm, uma pequena fazenda familiar (foto), após 10 anos como criadores e proprietários de gado. Seu projeto também incluía o início de uma atividade curtumeira, através da construção de uma fábrica capaz de produzir couro de alta qualidade, totalmente rastreável. No ano passado, os promotores do projeto obtiveram uma bolsa destinada a financiar viagens de estudo no exterior. James e Katie aproveitaram para participar das feiras Lineapelle e Simac Tanning Tech, bem como visitar empresas na Alemanha, Suíça e Itália. Estas incluem Conceria La Perla Azzurra, Volpi Concerie, Conceria Il Ponte, Lo Stivale, Le Querce, Maryam, Po.Te.Co, Il Puma, Italprogetti e Leather Kem.

Nos últimos dias, o Curtume Cotmarsh anunciou o início das obras de construção do curtume no local de um antigo celeiro (foto), após receber uma subvenção. A planta deverá ficar pronta até o final de março de 2025. O curtume tem dois objetivos educacionais. O primeiro é trazer estudantes de escolas/faculdades/universidades para dentro da empresa e mostrar-lhes a importância do couro e da lã, demonstrando como podem ser produzidos em conjunto com a natureza e a produção de alimentos. O segundo objetivo é apoiar quem deseja iniciar o seu próprio micro curtume, oferecendo informação, formação e apoio.

“Queremos que o curtume atue como um hub regional e partilhe as estruturas para permitir que outros curtumes de pequena escala sejam mais fáceis de instalar”, escreveu Cotmarsh Tannery.

Fonte: La Conceria (www.laconceria.it)

Traduzido por ABQTIC