Como transformar lodos de curtume em recursos
Transformar os lodos de curtume, que atualmente representam um custo, em um recurso circular por meio de um processo de digestão anaeróbica.
Este é o objetivo dos pesquisadores do Departamento de Ciências Ambientais, Informática e Estatística da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, que publicou três artigos sobre o tema entre 2023 e 2024 em revistas científicas internacionais de prestígio. “Mais de 50% dos lodos – diz o Giornale di Vicenza – pode não ir mais ao aterro”.
O processo concebido pelos investigadores venezianos promete dar uma nova vida aos lodos de curtume na ótica da circularidade. Estes poderiam, em primeiro lugar, ser reutilizados para produzir biogás (“15 milhões de metros cúbicos” somente para o distrito de Arzignano). Além disso, o processo de digestão anaeróbica permitiria também a recuperação de “ácidos graxos carboxílicos como os ácidos acético, cítrico, benzóico e até fórmico” que são utilizados industrialmente. Os resultados dos estudos do Departamento de Ciências Ambientais são validados pelo processo de peer review necessário para publicação em revistas científicas. O modelo de digestão anaeróbica, conclui o Giornale di Vicenza, deveria agora ser testado em escala industrial. O objetivo, por sua vez, é claro: transformar um custo numa vantagem, em nome da circularidade.
Fonte: La Conceria (www.laconceria.it)
Na foto, o departamento Ca’Foscari