Argentina – o primeiro curtume de pele de guanaco
Em Gobernador Gregores, na província argentina de Santa Cruz estão em andamento as obras do primeiro curtume de pele de guanaco.
Único em seu gênero empregará 15 pessoas e estará ativo a partir de junho. O processo de curtimento será sustentável e orgânico. O objetivo é recuperar a pele dos camelídeos que povoam as pradarias do país sul-americano e que de outra forma seriam descartadas como lixo.
Héctor Gabriel Varrone, artesão da Escola Provincial de Artesanato de San Juan Bautista, especificou como o curtimento de peles de guanaco oferecerá múltiplas oportunidades para a província de Santa Cruz e Patagônia. Também ajudará a aumentar a consciência sobre o potencial deste animal, que produz fibras de qualidade mesmo em condições extremas. Na Argentina, de fato, o guanaco é muito comum. A iniciativa pretende pedir maiores investimentos no setor dos camelídeos, acompanhados do desenvolvimento de pesquisa e da adoção de práticas inovadoras para o processamento de couro e lã, bem como para o aproveitamento da carne. Varrone destacou ainda que os processos químicos de curtimento do guanaco serão os mesmos utilizados para qualquer tipo de pele, e totalmente orgânicos e ecologicamente corretos, e curtidos ao vegetal.
Ainda se aguardam recursos para o projeto, que ainda está em fase inicial. A planta semimecanizada empregará entre 8 e 15 trabalhadores e poderá produzir couro curtido em 15 dias com uma resistência particular e uma espessura bastante fina. A escolha do guanaco também decorre de uma questão prática. A indústria pecuária produz resíduos que vão para aterros, queimados ou enterrados. Um problema que, segundo Varrone, também tem a indústria de processamento de carnes, que não consegue explorar as peles das ovelhas. O novo curtume de Gobernador Gregores recuperaria, portanto, um material que seria descartado. A proposta surge no ano que as Nações Unidas o dedicam aos camelídeos, que contribuem para a segurança alimentar, nutrição e crescimento econômico.
Fonte: La Conceria (www.laconceria.it) Foto de Shutterstock