48ª Fimec começa na próxima terça-feira (18)
Com cerca de 400 expositores confirmados, feira apresentará novidades e tecnologias para o setor coureiro-calçadista. Evento acontece de 18 a 20 de março na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

De 18 a 20 de março, a 48ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) reunirá todo o setor coureiro-calçadista para expor inovações, debater tendências e promover conexões estratégicas. O evento, destinado a profissionais e empresas do segmento, ocorrerá das 13h às 20h nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, com credenciamento gratuito através do site www.fimec.com.br.
Nesta edição, a feira ocupará mais de 10 mil m² de área de exposição, apresentando marcas de couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas para calçados e curtumes. Segundo o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a Fimec deste ano atingiu 10.600 m² de área comercializada, marcando o maior volume desde 2017. “Como a principal feira do setor na América Latina e uma das maiores do mundo, a 48ª Fimec trará debates essenciais sobre o futuro do setor calçadista brasileiro, especialmente no que diz respeito à exportação. O recorde de área vendida demonstra o interesse da indústria em discutir essas questões e impulsionar o desenvolvimento econômico do segmento”, destaca.
Com cerca de 400 expositores confirmados, a Fimec 2025 tem como tema “Onde sustentabilidade, negócios e relacionamento se encontram”, com o objetivo de mostrar uma indústria cada vez mais consciente das demandas de sustentabilidade e inovação. A feira se posiciona como um ponto de encontro estratégico para promover a troca de conhecimento, estabelecer novas parcerias e apresentar soluções técnicas que transformam o setor. Além disso, empresas de diferentes estados brasileiros, bem como de países como Colômbia, China, Emirados Árabes, Itália, Peru, Turquia e Uruguai, estarão presentes no evento.
15ª Fábrica Conceito será a edição mais completa da história do projeto
Entre as atrações da 48ª Fimec, a Fábrica Conceito ocupará uma área de 1.600m² em 2025. Realizada pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac, ela reunirá mais de 80 empresas, desde fornecedores de insumos e matérias-primas até fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados. O projeto contará com a participação de 60 colaboradores, sendo a maioria profissionais contratados do mercado de trabalho.
Além de demonstrar a produção de calçados e bolsas em tempo real, dentro dos pavilhões da feira, a atração visa apresentar as mais recentes inovações tecnológicas e práticas sustentáveis do mercado. Entre as novidades desta edição, pela primeira vez, serão produzidos calçados infantis. Além disso, o Senai Calçado participará com uma esteira de produção, onde seus alunos, sob orientação de professores, criarão modelos de chuteiras – um modelo de campo com solado em PUR, desenhado por uma aluna do curso de Artefatos e Couros da instituição, e outro de futsal, com solado em TPU. Cerca de 100 alunos estarão envolvidos no projeto.
Fórum CICB de Sustentabilidade apresentará temas relevantes para o futuro da cadeia do couro
Nesta edição, o Fórum CICB de Sustentabilidade terá como tema central a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), recurso que mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até a sua ressignificação. No setor de couros, trata-se de um movimento já em curso junto a clientes das indústrias calçadistas, de móveis e automóveis.
Realizado pelo projeto Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Fórum CICB de Sustentabilidade ocorrerá no dia 19 de março, dentro da Fimec, em Novo Hamburgo (RS), com inscrições gratuitas. Para participar, é necessário fazer o credenciamento junto à feira, em www.fimec.com.br.
Visitas à Escola de Curtimento SENAI
Além disso, a tradicional visita técnica ao Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, em Estância Velha/RS, também é uma atração confirmada. A atividade permite explorar as instalações do SENAI e conhecer todo o processo de fabricação do couro, do início ao acabamento final, além de acessar os diversos laboratórios do Instituto.
As visitas são organizadas pela ABRAMEQ e pelo SENAI e acontecerão nos dias 18 e 20 de março, das 9h30 às 11h30. O Instituto está localizado na Rua Gregório de Matos, 111, bairro Floresta, Estância Velha/RS. As inscrições são gratuitas através do link: bit.ly/4giEyAD.
Para conferir a programação completa da Fimec Cultural, acesse: www.fimec.com.br.